VOCÊ ESTÁ EM: /

Institucional
Institucional
Biblioteca
Este espaço está reservado para publicações de monografias, apostilas e demais obras literárias relacionadas à canoagem. Além disso, os técnicos nacionais deverão disponibilizar nesse espaço toda a programação de treino dos atletas das Equipes Permanentes de Canoagem existentes no Brasil, para que sirva de auxílio ou parâmetro aos demais atletas e técnicos. Os interessados na publicação dos respectivos trabalhos, deverão enviar o arquivo em Word paracbca@cbca.org.br . Entretanto, esta publicação somente será efetivada neste site, após o envio pelo Autor, através do correio, do trabalho impresso, sendo que todas as páginas deverão estar devidamente rubricadas e assinada no final e com a juntada de uma declaração de anuência gratuita de publicação, devidamente assinada e datada. A CBCa não se responsabiliza pela autenticidade ou conteúdo dos trabalhos publicados, a intenção, única e tão somente, é fornecer subsídios para o esporte brasileiro.  As principais legislações desportivas também estarão disponibilizadas nesse espaço.
 
OBS: Alguns arquivos estão disponíveis em formato PDF, caso você não tenha instalado clique aqui para baixar.
 
Trabalho: Historiografia da canoagem como modalidade esportiva no Pará
Autor: EVALDO JOSÉ FERREIRA RIBEIRO MALATO
Ano: 1999 
Resumo: Monografia apresentada ao Serviço de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPA, como exigência parcial para obtenção do título de Especialista em “Corporeidade, Esporte e Educação. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: A Canoagem como manifestação esportiva de identidade cultural do Estado do Pará
Autor: Evaldo José Ferreira Ribeiro Malato
Ano: 2009 
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a Canoagem Tradicional como uma manifestação do lazer na cultura esportiva do Pará, descrevendo o fenômeno da canoagem ribeirinha enquanto prática cultural no Pará. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Proposta metodológica de iniciação a Canoagem para crianças e adolecentes
Autor: Diego Peiter e Marciano dos Santos
Ano: 2008 
Resumo: A necessidade de aprender um esporte está vinculada a busca de uma melhor qualidade de vida, mas de acordo com as tendências que o mundo atual impõe e o estilo de vida das pessoas, necessita-se de métodos sistematizados que possibilitem essa melhoria através do esporte. A canoagem é uma forma de entretenimento que incorpora esporte e natureza, e também possibilita a manutenção e a ampliação de algumas qualidades físicas fundamentais. Compartilhando destas vivências, elaborou-se uma proposta metodológica para a iniciação a canoagem, capaz de incorporar capacidades de aprendizado, abrangendo a iniciação para crianças e adolescentes. Este estudo se justifica devido aos pesquisadores já trabalhar com a iniciação da canoagem com crianças e adolescentes e, pretendem com as experiências adquiridas, juntamente com esta pesquisa bibliográfica, apresentar uma proposta de iniciação da canoagem, visando introduzir o praticante sem a preocupação do aprendizado especializado. Considera-se que a prática esportiva deve ser voluntária, estimulada e progressiva, mas que acima de tudo, respeitar a individualidade de cada ser. Para um melhor aprendizado utilizou-se a seguinte proposta: exercícios pedagógicos para manuseio e utilização dos equipamentos, exercícios pedagógicos para trabalhar fatores psicológicos do iniciante, exercícios pedagógicos para trabalhar a segurança dentro e fora da água e, exercícios pedagógicos para trabalhar a adaptação dentro e fora da água. Por meio da motivação trabalhar as emoções, medos, prazeres e demais sentimentos ligados a fatores psicológicos e sócio-afetivos, onde o iniciante pode sentir a sensação que ele terá quando for realizar a atividade de canoagem na natureza. Sentir-se seguro ao praticar qualquer modalidade é um fator importante para a continuidade dentro deste esporte. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: A Canoagem e a pessoa com deficiência intelectual
Autor: Álan A. Schmidt
Ano: 2009 
Resumo: O objetivo deste estudo, o qual está em andamento, é de observar, analisar e compreender as ações corporais das pessoas com deficiência intelectual, suas interrelações pessoais e com o ambiente, no aprendizado da canoagem. Participam da pesquisa 11 alunos de uma escola de canoagem. O metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, a partir da observação sistemática, com o uso de diário de campo, para efetuar as análises e discussões dos resultados preliminares apresentados 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Pessoas com defíciência intelectual: Navegar é (im)preciso
Autor: Álan Annibal Schmidt
Ano: 2009 
Resumo: Muito se tem falado em atividade física adaptada, suas interfaces com a pedagogia do movimento, com o alto rendimento e em atividades do contexto do lazer, entretanto, poucos estudos direcionam suas observações as relações estabelecidas entre o ambiente, a atividade em si e a pessoa com deficiência intelectual... 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: A deficiência intelectual e a Canoagem
Autor: Álan Annibal Schmidt
Ano: 2009 
Resumo: A deficiência intelectual e a canoagem. Piracicaba, 2009. 137 p. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Eline Tereza Rozante Porto Dissertação (mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Educação Física- Faculdade de Ciências da Saúde- Universidade Metodista de Piracicaba. 1. Pessoa com Deficiência Intelectual. 2. Educação Física. 3. Canoagem. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: AVALIAÇÃO E PREDIÇÃO DO DESEMPENHO NA CANOAGEM SLALOM: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Autor: LUÍS ALBERTO GOBBO
Ano: 2003 
Resumo: O objetivo do presente estudo foi propor um teste motor específico para avaliar o treinamento físico e predizer o desempenho esportivo na canoagem slalom. Para tanto, 10 atletas da seleção brasileira de canoagem slalom adulta (8 homens e 2 mulheres) foram avaliados durante 4 momentos distintos. Os atletas foram submetidos a testes motores para avaliar a capacidade de força (força em deslocamento - FD) e resistência muscular (resistência de velocidade - RV), além do teste proposto, denominado de teste do losango (LOS). Este teste constitui de quatro voltas em um losango delimitado por quatro bóias, utilizando-se os movimentos específicos da canoagem slalom. Utilizou-se na análise estatística a estatística descritiva, o teste t de Student e a análise de variância para a comparação dos tempos obtidos entre cada avaliação e a correlação linear de Pearson na associação entre os tempos de descida em prova e do LOS. Os resultados indicaram associações elevadas e estatisticamente significativas entre a somatória dos tempos de descida sem correção das penalidades com o tempo das quatro voltas obtido no LOS (r = 0,93 e 0,95) nos dois últimos momentos, respectivamente, quando os atletas estavam mais bem preparados para a principal competição do semestre. A melhor volta no teste e o índice de fadiga também apresentaram valores elevados de correlação (0,90 e 0,80, respectivamente), podendo ser utilizados também para avaliação das capacidades força e resistência muscular, respectivamente. Os resultados sugerem que o teste do losango pode ser utilizado principalmente para a predição do desempenho em provas, em especial quando aplicados em datas próximas às datas de competição. Com isso, pode-se utilizar um teste motor específico para uma modalidade complexa, onde testes laboratoriais fogem da especificidade do esporte, e desta forma, aumentando sua validade ecológica. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Hanging a slalom canoe course
Autor: Guto Merkle
Ano: 2008 
Resumo: A do it yourself five minute guide. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Pistas de Entrenamiento Para Piraguismo Slalom
Autor: Guto Merkle
Ano: 2008 
Resumo: Manual de construción y montaje de pistas para entrenaminto. Fáciles y baratas. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Pistas de Treinamento Para Canoagem Slalom
Autor: Guto Merkle
Ano: 2008 
Resumo: Manual ilustrado de como construir e montar uma pista de treinamento, fácil e barata. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Monografia
Autor: Evaldo Malato
Ano: 1999 
Resumo: Prática da Canoagem como modalidade esportiva em Belpem do Pará - Um Ensaio Historiográfico 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: A influência de patologias odontológicas em atletas de Canoagem e Handebol
Autor: Luiz Fernando Cuozzo Lemos (luizcanoagem@yahoo.com.br) - Clarissa Stefani Teixeira - Silvana Corrêa Matheus
Ano: 2007 
Resumo: Atualmente, a interligação de áreas do conhecimento está sendo muito utilizada na produção de estudos. Patologias bucais são intervenientes na vida de qualquer pessoa, sendo um problema bastante influente na vida de atletas de competição de diversas modalidades. Diante disso, buscou-se neste estudo analisar a influência na vida esportiva de atletas de handebol e canoagem de nível, pertencentes ao município de Santa Maria/RS. Utilizou-se um questionário composto por cinco questões para a aquisição dos dados. Os resultados obtidos mostraram que a interferência no esporte foi maior nos atletas de handebol, pois esse esporte envolve maior contato físico. Conclui-se que um bom tratamento preventivo pode ajudar a evitar essas patologias bucais, podendo melhorar o rendimento esportivo dos atletas. Link: http://www.efdeportes.com/efd107/a-influencia-de-patologias-odontologicas-em-atletas-de-canoagem-e-handebol.htm 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: A Canoagem Santa Mariense: do lúdico ao alto nível
Autor: Luiz Fernando Cuozzo Lemos (luizcanoagem@yahoo.com.br) - Clarissa Stefani Teixeira - Silvana Corrêa Matheus
Ano: 2007 
Resumo: O município de Santa Maria, situado no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, durante décadas foi considerado a cidade do handebol. Porém, há alguns anos, tem-se observado que esta realidade já é outra, aonde a modalidade de maior expressão atualmente vem sendo a Canoagem Velocidade. Essa modificação nos padrões esportivos locais tem sua origem em alguns fatores e procedimentos que foram realizados por pessoas dedicadas a esse esporte. Diante disso acredita-se que uma analise histórica, dos acontecimentos e procedimentos, que foram aplicados para o desenvolvimento desta nova modalidade nesse município, possibilita um maior entendimento das metodologias e diretrizes utilizadas na aprendizagem da canoagem. Assim tem-se um relato completo da canoagem na cidade de Santa Maria, partindo da origem seguindo pela aprendizagem em caráter lúdico e por fim tendo o esporte de alto rendimento com vários atletas na seleção nacional. Link: http://www.efdeportes.com/efd105/a-canoagem-santa-mariense-do-ludico-ao-alto-nivel.htm 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Metodologia para aprendizado de Canoagem
Autor: Luiz Fernando Cuozzo Lemos (luizcanoagem@yahoo.com.br) - Gabriel Ivan Pranke - Clarissa Stefani Teixeira
Ano: 2007 
Resumo: Apesar da aparente juventude do órgão regente da modalidade canoagem, a Confederação Brasileira de Canoagem - CBCa, com apenas 18 anos de existência, a é um esporte em crescente desenvolvimento no Brasil. Porém, o trabalho teórico e científico deste esporte não vem acompanhando o desenvolvimento do trabalho prático, que atualmente é já bastante avantajado. A prática da canoagem, no entanto, necessita de uma metodologia adequada para melhora do processo ensino aprendizagem. Em vista disso, o objetivo do trabalho foi sugerir uma metodologia para o aprendizado da canoagem, através de uma pesquisa histórica analítica. Acredita-se que o presente estudo servirá de base para muitos profissionais que desejam trabalhar a canoagem, em qualquer nível de ensino. Link: http://www.efdeportes.com/efd114/metodologia-para-o-aprendizado-da-canoagem.htm 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Apostila - Tudo sobre Waveski
Autor: Mauricio Marcos Souza
Ano:  
Resumo: O objetivo desta apostila é dar uma noção sobre o waveski e fazer com que novos adeptos saibam ao adquirir uma prancha noções sobre seu equipamento, aprendem a remar e fazer o rolamento e o ducke dive e saibam as principais manobras deste esporte radical. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Física
Autor: Nédio Baggio Vignatti
Ano: 2007 
Resumo: Artigo sobre Preensão Manual em Alunos de Canoagem 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Com quantos paus se faz uma Canoa Ribeirinha?
Autor: Evaldo Malato
Ano: 2007 
Resumo: No dia 23 de março de 2007, a nossa equipe de remadores da AECAVBEL, realizou uma canoata da cidade de Belém ao vilarejo de Caracará, que fica localizado no município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. Como objetivo principal tínhamos o compromisso de unir o esporte a uma aventura ecológica... 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Canoata - Baia do Marajó
Autor: Evaldo Malato
Ano: 2006 
Resumo: “Uma alucinante aventura a Remo, nela percorremos 70 milhas náuticas e durante o percurso distribuímos 1.500 kg de alimentos aos ribeirinhos que íamos encontrando no caminho e em oito comunidades pré-estabelecidas.” Evaldo Malato 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Dicionário - Mensagem em Power Point
Autor: 
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Estudo da autoconfiança em competidores de canoagem: Expectativas e relações com o rendimento esportivo
Autor: Tiago Nicola Lavoura, Rafael Moreno Castellani, Afonso Antonio Machado
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Olhar da Psicologia do Esporte sobre a autoconfiança e a auto-eficácia em atletas de canoagem slalom: relação com o rendimento esportivo
Autor: Tiago Nicola Lavoura, Rafael Moreno Castellani, Afonso Antonio Machado
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Canoagem Slalom: Ansiedade X Rendimento
Autor: Prof. Mdo. Tiago Nicola Lavoura – Unesp/RC(tiagonicola@yahoo.com.br); Rafael Moreno Castellani – Unesp/RC(rafael.moreno@uol.com.br); Prof. Dr. Afonso Antonio Machado – Unesp/RC(afonsoant@uol.com.br)
Ano: 2005 
Resumo: A canoagem Slalom, considerado pelo Comitê Olímpico Internacional o segundo esporte em nível de raciocínio e estratégia, é uma modalidade olímpica, praticada em rios com fortes corredeiras, tendo como objetivo principal transpor obstáculos naturais – pedras, desníveis, refluxos, etc – dificultado por um percurso artificial composto por balizas que deverão necessariamente ser transpostas. A ansiedade, em suas diversas manifestações, seja ela somática ou cognitiva, apresenta-se como fator diretamente ligado ao rendimento de atletas de alto nível na canoagem... 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Comparação entre os gênero a a partir da análise da ansiedade e sua interferência no rendimento de altletas de alto nível da Canoagem Slalom
Autor: Prof. Mdo. Tiago Nicola Lavoura – Unesp/RC (tiagonicola@yahoo.com.br); Rafael Moreno Castellani – Unesp/RC (rafael.moreno@uol.com.br); Prof. Dr. Afonso Antonio Machado – Unesp/RC (afonsoant@uol.com.b
Ano: 2005 
Resumo: A ansiedade interfere no rendimento dos atletas conforme o nível que é manifestada. Na canoagem slalom, praticada em rios com fortes corredeiras, tendo como finalidade transpor obstáculos naturais – pedras, desníveis, refluxos - dificultado por um percurso artificial composto por balizas transpostas no rio, não é diferente. Assim, este estudo teve por objetivo analisar, através do instrumento CSAI-2 (Competitive State Anxiety Invetory – 2) (MARTENS et al., 1990) aplicado em 19 atletas participantes da IV etapa da Copa Brasil de Canoagem, realizada na cidade de Anicuns - GO, as diferenças existentes entre os gêneros masculino e feminino quando atrelada ansiedade e performance de atletas de alto nível. Obtivemos como resultado: o gênero feminino apresenta maior nível de ansiedade somática e cognitiva, refletindo dessa forma uma pior performance atlética. As mulheres reagem de maneira diferente dos homens em momentos que antecedem uma competição de canoagem, portanto, cabe aos treinadores e psicólogos do esporte formularem e desenvolverem modelos de treinamento específicos para cada gênero na busca de uma otimização deste processo com a conseqüente melhora no desempenho at 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Slalom E-Book - História do Slalom
Autor: Willian T. Endicott
Ano: 2006 
Resumo: Tradução do histórico da canoagem slalom. Versão em inglês é publicada na página da FIC. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Slalom - montagem de pistas
Autor: Guto Merkle
Ano: 1991 
Resumo: Ensina passo a passo como pendurar portas de slalom. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Canoagem para Deficientes Físicos
Autor: Luciano Comerlato
Ano: 2003 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: La Arquitectura del Paleo
Autor: Imre Kemecsey & Eric C. Moll (Traducción de Carlos-M. Prendes)
Ano: 2004 
Resumo: UTILIZACION DE UN MODELO DE TENSIONES EN LA BUSQUEDA DE LA EFICACIA DEPORTIVA Y EL ENTENDIMIENTO DE LA APLICACIÓN DE FUERZAS... 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Inclusão de termo de "Inércia" aeróbia no modelo de Velocidade crítica aplicado à canoagem
Autor: Fábio Nakamura
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Treinamento de crianças e jovens: a visão das confederações
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: PERFIL SOMATOTÍPICO DE ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM FEMININA
Autor: Fábio Nakamura
Ano: 2006 
Resumo: Everson B. Lima; Alvaro Acco Koslowski – Técnico da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade Feminina ; Adriana Torres de Lemos – Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento - UFRGS Universidade de Caxias do Sul – Instituto de Medicina do Esporte (IME) Caxias do Sul – RS – BR 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Desenvolvimento do sincronismo da remada nas atletas da Equipe Nacional Permanente de Canoagem de Velocidade Feminina em caiaques de equipe.
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
Resumo: Alvaro Acco Koslowski – Técnico da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade Feminina; Adriana Torres de Lemos – Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano - UFRGS; Everson B. Lima 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Plano de Treino: Microciclo12 - Mezociclo (Preparatório Geral) 03- 1º Macrciclo2006 Equipe Nacional Permanente de Canoagem Velocidade Feminina UCS / CBCa - Szeget
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Plano de Treino: Microciclos 10 e 11- Mezociclo (Preparatório Geral) 04 - 1º Macrciclo2006 Equipe Nacional Permanente de Canoagem Velocidade Feminina UCS / CBCa - Szeget 
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Plano de Treino: Microciclo 09- Mezociclo (Preparatório Geral) 02- 1º Macrciclo2006 Equipe Nacional Permanente de Canoagem Velocidade Feminina UCS / CBCa - Szeget
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Rafting: Curso básico
Autor: Luiz Augusto Merkle
Ano: 2002 
Resumo: Apostila destinada a formação básica de guias de rafting. Vale do Itajaí, Santa Catarina. 53 páginas. 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Relato de Evaldo Malato sobre o XV Campeonato Brasileiro de Canoagem de 1999
Autor: Evaldo Malato
Ano: 1999 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Monografia - Perfil Antropométrico da Seleção Brasileira de Canoagem
Autor: Sebastian Ariel Cuattrin
Ano: 2002 
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar o perfil antropométrico de atletas da seleção brasileira de canoagem masculina e feminina. Participaram do estudo 15 atletas, sendo 11 homens e 4 mulheres (18,7 ± 2,5 anos), em fase de treinamento pré-competitivo. Foram mensurados peso corporal, estatura, perímetros, dobras cutâneas e diâmetros ósseos. A partir dessas medidas foram calculados o IMC, a composição corporal e o somatótipo. Diferenças significantes entre os sexos foram encontradas na composição corporal, apresentando os atletas masculinos maior massa corporal magra e menor gordura corporal relativa... 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Monografia - Monitoração da freqüência cardíaca durante treinamentos e competições na Canoagem de Velocidade: um estudo de caso. Londrina, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Estadual de Londrina.
Autor: Sebastian Ariel Cuattrin
Ano: 2002 
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento da FC máxima (FC máx) durante os treinamentos em comparação com um controle nacional da modalidade de canoagem de velocidade. A amostra foi composta por um atleta (28 anos), integrante da seleção brasileira de canoagem de velocidade a 14 anos finalista olímpico, submetido a cinco mensurações... 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Expedição Manuelzao
Autor: Rafael Bernardes - Ronald de Carvalho Guerra - Roberto Varejão
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Idade para começar a Remar...
Autor: Paul Justin Imbriaco
Ano: 2001 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Programação Básica Treinamento Anual
Autor: Heros Ribeiro Ferreira
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Periodização Básica da Equipe Permanente de Canoagem Slalom
Autor: Heros Ribeiro Ferreira
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Diagnóstico do Potencial Genético da Equipe Permanente de Canoagem Slalom
Autor: Heros Ribeiro Ferreira
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: DIAGNOSIS OF THE GENETIC POTENTIAL OF THE BRAZILIAN ELECTION OF CANOEING SLALOM THROUGH THE DERMATOGLYPHIA
Autor: Heros Ribeiro Ferreira
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Diagnóstico do Potencial Genético dos Atletas do Campeonato Sul-Americano de Canoagem Slalom através da Dematoglifia
Autor: Heros Ribeiro Ferreira
Ano: 2005 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Palestra: Programação anual dos treinamentos na Canoagem Slalom
Autor: Heros Ribeiro Ferreira
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Predominância do Tipo de Fibra Muscular e sua Relação com a capacidade Aeróbica da Equipe Permanente de Canoagem Slalom
Autor: Heros Ribeiro Ferreira
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Diagnóstico do Potencial Genético da Equipe Permanente da Canoagem Slalom através da Dermatoglifia
Autor: Heros Ribeiro Ferreira
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Diagnóstico das Qualidades Físicas Básicas e Somatotipia da Equipe Permanente de Canoagem Slalom
Autor: Heros Ribeiro Ferreira
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Diagnóstico dos Potenciais Genéticos da Equipe Permanente de Canoagem Slalom através da Dermatoglifia
Autor: Heros Ribeiro Ferreira
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Treinos de Musculação - Equipe Permanente de Canoagem Velocidade Feminina 2006
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Distribuição de Ritmos de Treinos - Equipe Permanente de Canoagem Velocidade Feminina 2006
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Plano de Treino: Microciclos;05, 06, 07 e 08 - Mezociclo (Preparatório Geral) 02 - 1º Macrciclo 2006
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Plano de Treino: Microciclo 04 - Mezociclo (Preparatório Geral) 01 - 1º Macrciclo 2006
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Plano de Treino: Microciclos;01, 02 e 03 - Mezociclo (Preparatório Geral) 01- 1º Macrciclo 2006
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Treinos de Musculação - Equipe Permanente de Canoagem Velocidade 2006
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
-------------------------------------------------------------------
Trabalho: Cronograma de Atividades da Equipe Permanente de Canoagem Velocidade Feminina 2006
Autor: Alvaro Acco Koslowski
Ano: 2006 
--------------------------------------------------------------------

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.