VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / Canoagem

Brasileiros dominam o pódio no Pan-Americano

Foram quatro dias de muitas competições. Brasil conquistou 7 medalhas de ouro, além de uma cota olímpica para Paris 2024.

18/03/2024 18:30

Brasileiros dominam o pódio no Pan-Americano

Neste final de semana, durante o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross, as disputas do Caiaque Cross serviram como uma antecipação aos Jogos Olímpicos, visto que a modalidade é uma novidade nas competições das categorias Júnior e Sênior, as quais serão realizadas em Paris 2024.

 

No sábado (16), aconteceram as provas semifinais e finais. No K1 Júnior Cross feminino o pódio foi formado somente por atletas brasileiras, Milena Sofia fez uma belíssima prova e garantiu a primeira colocação, em segundo lugar Anna Clara Leal de Moraes e logo em seguida, Micaelly de Godoi ficou com a terceira colocação.

 

“A minha descida foi ótima, tive muito apoio dos meus pais, técnicos, organização muito boa. Eu consegui realizar todas as coisas que eu pensei e eu fiz no meu treinamento, consegui concluir a prova em primeiro lugar. É muita felicidade, estava com grandes chances de ganhar, só que eu tinha ainda um pouco de receio, mas eu consegui e conquistei o primeiro lugar”, comemorou Milena.

 

Já no masculino, K1 Júnior Cross, o primeiro lugar ficou com o chileno Félix Corvalan. Os brasileiros, Davi Santiago Santos Ribeiro e Natan da Silva Fros, conquistaram a segunda e terceira colocação.

 

“Fiz as provas semifinal e final, acabei tendo alguns erros durante a descida final, mas tive um bom resultado, fiquei na terceira colocação e vou levar a medalha de bronze para casa”, disse Natan.

 

No domingo (17), foi a vez das atletas brasileiras darem show nas provas de Caiaque Cross. Na prova do WX1SR o pódio foi inteiro do Brasil. Ana Sátila ficou com a primeira posição e levou a medalha de ouro, Omira Estácia garantiu a segunda colocação do pódio em sua bela descida, e a Beatriz da Motta fechou o pódio em grande estilo com a medalha de bronze.

 

Ana Sátila foi incrível no C1WSR e sentiu mais uma vez a sensação de conquistar a medalha de ouro. “Com certeza é um prazer enorme estar competindo em casa com uma torcida tão grande, com as pessoas mais especiais da minha vida, então foi um momento muito incrível”, disse Ana. Em segundo lugar ficou a canadense Lois Betteridge e Carolina Massaarenti da Colômbia fechou o pódio do C1WSR na terceira posição.

 

Outro pódio foi de brasileiros na prova WX1JR, com Milena Sofia liderando o pódio. A atleta Anna Clara Leal de Moraes remou bem e garantiu o segundo lugar e a medalha de prata. Micaelly de Godoi ficou em terceiro lugar.

 

Na categoria MX1SR outros brasileiros levaram medalhas. Pepê Gonçalves venceu a prova e ficou com o ouro, enquanto Murillo Sorgetz fez uma boa prova e levou a medalha de bronze. Em segundo lugar ficou Andraz Echeverria Olgun do Chile.

 

No K1MSR, mais uma vez o atleta brasileiro, Pepê Gonçalves conquistou uma medalha. Ele correu muito bem e levou ouro. Na segunda colocação ficou Tyler Westfall dos Estados Unidos e em terceiro Trevor Boyd.

 

Na prova do C1MSR, Kauaã da Silva remou muito bem em sua ótima descida e conquistou a medalha de ouro. Em segundo lugar ficou Sebastian Rossi da Argentina e em terceiro Leonardo Curcel do Paraguai.

 

A atleta Daniela Sofia garantiu a sua medalha de ouro ao vencer a prova do K1W Sub23 contra Florencia Aguirre Gonzalez que ficou com o segundo lugar e a medalha de prata.

 

Np MX1JR, o atleta Felix Corvalan do CHile venceu a prova e ficou com a medalha de ouro. O resto do pódio foi composto por brasileiros, com Davi Santhiago Santos RIbeiro ficando com prata e Natan Da Silva Fros em terceiro lugar, com o bronze.

 

Na categoria C1MJR, o campeão foi o chileno Geral Soto que mostrou todo o seu talento em uma prova excelente. O atleta Isaac Zimmerman do Canadá ficou na segunda posição e o brasileiro José Augusto Vieira de Souzano terceiro lugar.

 

No C1M Sub23, a jovem promessa da Argentina Manuel Tripano fez uma bela prova e garantiu sua medalha de ouro. O mexicano Ricardo Fentanes terminou na segunda posição e Luiz Antonio Pereira Machado do Brasil fechou o pódio na segunda colocação.

 

A Argentina conquistou também a medalha de ouro do C1W Sub23 com a atleta Nerea Castiglione que brilhou muito na sua descida. A Daniela Sofia ficou em segundo lugar da prova, enquanto Lea Baldoni terminou na terceira colocação.

 

Nerea Castiglione ainda venceu a prova do K1WJR. A atleta remou muito bem e garantiu mais uma medalha de ouro para levar para casa. E MIlena Sofia ficou com  o segundo lugar e a prata.

 

Na prova do K1WSR, a atleta Lois Betteridge do Canadá fez a melhor descida e ficou com a medalha de ouro, enquanto logo atrás na segunda colocação ficou Sofia Reinoso do  México e Ana Sátila em terceiro lugar.

 

No K1MJR, quem brilhou foi o canadense Isaac Zimmerman que levou a medalha de ouro para casa. Em segundo lugar, ficou Jose Augusto Vieira De Souza que fez uma boa prova e em terceiro ficou Geral Soto do Chile.

 

No total, durante os quatro dias, o Brasil conquistou 7 medalhas de ouro, além de uma cota olímpica para Paris 2024.

 

BRASIL EM PARIS

No primeiro dia de evento, quinta-feira (14), foram distribuídas as cotas continentais da Canoagem Slalom para os Jogos Olímpicos. O Brasil conquistou com Pedro Gonçalves a vaga no K1 Masculino.

 

 

CANOAGEM SLALOM

O dia de sexta-feira (15), foi agitado com as provas das categorias – Junior, Sub-23 e Sênior. No período da manhã foi a vez da modalidade Canoa e a tarde de Caiaque.

 

 

"Estou extremamente orgulhoso do excelente evento que presenciamos nos últimos quatro dias durante o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross. A organização impecável, a dedicação da equipe e o talento dos atletas brasileiros e internacionais foram verdadeiramente inspiradores. Parabéns a todos os envolvidos por fazerem deste evento um sucesso memorável. Ainda temos muitos campeonatos para esse ano, mas nossa expectativa a cada dia que passa é voltada para Paris 2024”, concluiu Rafael Girotto, Presidente da Canoagem Brasileira.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE: Canoagem

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.